Itacaré: Dicas e Passeios



Devido à sua localização geográfica e riqueza natural, Itacaré é um lugar ímpar que oferece uma grande diversidade de passeios e aventuras, agradando assim tanto aos amantes da natureza que querem apenas contemplar belas paisagens e descansar quanto aos que buscam interagir com a natureza praticando esportes e aventuras em um cenário inesquecível!
O que você pode fazer?
Surfar, Jogar Capoeira e praticar esportes;
Fazer aventuras como Arvorismo, Rafting e Rapel;
Fazer trilhas rumo as praias, em meio à Mata Atlântica;
Fazer trilhas interpretativas da Flora e da Fauna;
Tomar um banho nas cachoeiras;
Passear de canoa pelo Rio de Contas;
Assistir o pôr-do-sol ou o nascer da lua, além de muitas outras opções...
Depois de um dia inteiro cheio de emoção e adrenalina, você ainda tem opções de passeios à noite como: sair para jantar e passear olhando as vitrines do comércio na rua Pituba, sentar num bar para ouvir música ao vivo ou ainda dançar na areia da praia até o dia clarear!
Para que você faça seus passeios da melhor maneira e em segurança, recomendamos que contrate os serviços em Agências de Passeios ou com Guias credenciados pela Secretaria de Turismo de Itacaré. A função deles não é apenas mostrar o melhor caminho, mas também comentar curiosidades sobre o local e, principalmente, cuidar da sua segurança, prestando auxílio salva mar ou de primeiros socorros em casos de necessidade!
PASSEIOS AOS ARREDORES DE ITACARÉ
Para quem vai ficar mais de 7 dias em Itacaré, depois de fazer todos os passeios daqui, também pode passear por outras cidades interessantes aos arredores. 
As opções são as cidades localizadas na Costa do Dendê, ao norte de Itacaré, como a Península de Maraú, Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo e também as cidades, localizadas na Costa do Cacau, ao sul de Itacaré, como Ilhéus, Una e Canavieiras.
Passeios:
JERIBUCAÇÚ E ARRUDA COM CACHOEIRA DA USINA
Esse passeio é um clássico imperdível. Nele você vivencia e conhece perfeitamente toda a diversidade da natureza que existe em Itacaré, pois você curte praia, rio, mangue, mata e cachoeira em um único dia! Através de uma trilha na mata, após 35 min., você chega na Praia de Jeribucaçú onde deságua o rio de mesmo nome. Nela você pode surfar, curtir o mar e o rio e visitar a Praia do Arruda. Para tornar esse passeio ainda mais completo, você pode subir uma trilha pelo Rio Jeribucaçú através do mangue, observando a fauna e a flora até chegar na Cachoeira da Usina e tomar um banho refrescante depois de um dia de sol e praia! A trilha entre a Praia e a cachoeira dura aprox. 80 min.
Para planejar melhor seu passeio, leia + sobre as Praias Jeribucaçú e Arrudae Cachoeira da Usina...
Nível de dificuldade: Médio/Forte Percurso: 5Km Duração:8h.
4 PRAIAS COM CACHOEIRA DO TIJUÍPE
Neste passeio, você tem a oportunidade de conhecer várias praias e uma cachoeira em um dia só, por trilhas em meio à mata e o costão. O passeio começa com uma caminhada de 30 min., por uma trilha leve até chegar na primeira praia, a Engenhoca (1h ou 2h - permanência). Depois, voltando pela mesma trilha, chega-se na Praia do Hawaizinho, caminho de passagem para a terceira praia, Havaizinho II e, logo depois, atravessando um morro, chega-se na Praia de Itacarezinho, onde a permanência é de aproximadamente 2 horas. O passeio é encerrado com um delicioso banho na Cachoeira do Tijuípe.
Para planejar melhor seu passeio, leia + sobre as Praias e a Cachoeira do Tijuípe...
Nível de dificuldade:média Percurso total aprox.:3Km Duração: 8 h
PRAINHA COM PRAIAS URBANAS.
Nesse passeio você passa conhecendo todas as praias urbanas e depois entra na mata para fazer uma trilha de 40 min. até encontrar o visual magnífico e inesquecível da Prainha. Lá você passa o dia contemplando a bela paisagem, tomando banho de mar e curtindo a sombra dos coqueiros.
Para planejar melhor seu passeio, leia + sobre a Prainha
Nível de dificuldade: Médio Percurso total aprox.: 5 Km
RIO DE CONTAS COM CACHOEIRA
É realizado em canoa, barco ou caiaque para "subir" o Rio de Contas contemplando uma bela paisagem emoldurada pelo manguezal com suas aves e caranguejos. Após 40 min., a canoa ou caiaque, acessam um “braço do rio” que entra no mangue para chegar até a entrada da fazenda onde está localizada a Cachoeira do Rio do Engenho, também conhecida como Cachoeira do "Cleandro". Se estiver de barco, você irá descer num píer à margem do Rio de Contas e seguir à pé por uma trilha até chegar na entrada da mesma fazenda. Lá, paga-se uma taxa para atravessar uma pequena trilha e tomar um banho refrescante na cachoeira e conhecer árvores de Cravo e Cacau. Na volta do passeio, você ainda poderá parar em um restaurante caseiro à beira do rio para saborear iguarias regionais preparadas na hora e descansar um pouco numa preguiçosa rede. Se você fizer o passeio no período da tarde, poderá contemplar o Pôr-do-sol ainda dentro da embarcação!
Para planejar melhor seu passeio, leia + sobre o Rio de Contas e a Cachoeira do Rio do Engenho (“do Cleando”)...
Nível de dificuldade: leve Duração: 6 h
PENÍNSULA DE MARAÚ
Passeio Off-Road realizado em veículos 4x4, passando por trilhas e belíssimas paisagens com destino a belíssima Praia de Taipu de Fora. Com um mar de águas azuis e um banco de corais de um quilômetro de extensão, onde formam-se piscinas naturais. A Praia possui estrutura de restaurantes que oferecem mesas e espreguiçadeiras com guarda-sóis à beira mar. DICAS: Esse passeio é ideal para ser feito no período das luas cheia ou nova, quando a maré fica seca no horário do passeio, tornando possível o mergulho livre ao redor dos corais que formam um aquário natural; Em época de seca, se a estrada BR-030 estiver em boas condições, você pode ir até Taipu de Fora de carro comum, mas informe-se antes de ir!
Percurso total aprox.: 45Km Duração total aprox.: 9 horas
ILHAS DA BAÍA DE CAMAMÚ
Passeio de barco que pode partir do píer de Barra Grande para visitar as Ilhas da Pedra Furada, Grande, Coroa vermelha, Goió e Sapinho, excelente para apreciar a bela paisagem e tomar banhos de mar em prainhas semi-desertas. A parada mais longa é na Ilha do Sapinho, onde tem um tranqüilo vilarejo de pescadores com restaurantes bem rústicos que oferecem saborosas iguarias regionais feitas na hora para o almoço.
Nível de dificuldade: Leve.
Duração aprox.: 6 horas de embarcação.
CACHOEIRA PANCADA GRANDE
Também conhecida como “Véu de noiva”, possui uma queda de, aproximadamente, 40m.
Para chegar até ela, você precisa ir com um barco a motor que parte do Forte de Itacaré. Após subir o Rio de contas apreciando a beleza de seus manguezais, você faz uma trilha de 40 min. por um caminho de pedras no meio de uma plantação de cacau para chegar até a cachoeira e tomar um delicioso banho refrescante.
CACHOEIRA BOM SOSSEGO
Pequena cachoeira situada dentro de um sítio particular, com acesso cobrado, onde você também pode visitar uma roça de Cacau, degustar Mel de Cacau ou ainda, almoçar comida caseira num restaurante “improvisado”na casa do sítio com um ambiente bem rústico no meio da mata.
Está localizada no Km 7, à direita da estrada BA-001, sentido Ilhéus.
CACHOEIRA DO RIO DO ENGENHO (DO "CLEANDRO")
São 3 quedas d’água com uma piscina natural boa para banho. Localizada em um “braço” do Rio de Contas, também é conhecida como Cachoeira do “Cleandro” por estar dentro de uma fazenda particular cujo proprietário tem o mesmo nome. O acesso é particular e, para entrar, paga-se uma taxa. Você pode conhecer essa cachoeira no passeio Rio de Contas com Cachoeira...
CACHOEIRA DO TIJUÍPE
Com 4m de altura e 15m de largura, forma uma piscina natural grande e ótima para banho. Possui boa estrutura com ducha natural numa roda d’água, trilha ecológica, sanitários e restaurante. A partir do Km 44 da BA-001, onde os carros ficam estacionados, possui fácil acesso através de uma trilha leve e curta. Para entrar na propriedade particular, você paga uma taxa. DICA: Você pode conhecer essa cachoeira no Passeio das 4 Praias com Cachoeira...
CACHOEIRA DA USINA.
Com 25 metros de altura e um delicioso poço natural no meio da mata, proporciona um banho revigorante. Tem esse nome porque nela funcionou uma usina geradora de energia para Itacaré fundada em 1942, época áurea do cacau. As antigas construções ainda podem ser vistas. Está localizada dentro de uma fazenda particular e tem o acesso cobrado. O acesso pode ser feito pela trilha do mangue vindo da Praia Jeribucaçú ou pela estrada BA 001, Km 57 sentido Ilhéus. DICA: Você pode conhecer essa cachoeira no passeio Jeribucaçú e Arruda com Cachoeira...
CACHOEIRA DA NORÉ
Com 18m de altura, é o local onde se realiza o Rapel após a descida do Rafting.
Está localizada no Distrito de Taboquinhas, que fica a 28 Km de Itacaré.
Leia + no Passeio Rafting + Rapel...
CACHOEIRA DE TREMEMBÉ
Partindo de Itacaré sentido Camamú, pelo novo trecho da BA-001, é possível visitar a Cachoeira de Tremembé, conhecida pelos nativos como Cachoeira da Veneza. O acesso pode se dar também de barco no passeio pela Baia de Camamú, no qual é possível tomar banho em suas águas sem sair do barco.
Nível de dificuldade: Leve.
CITY TOUR
É uma caminhada realizada com o acompanhamento de um Guia que conta a História da cidade e algumas curiosidades mostrando o centro histórico com seus casarões antigos, a Igreja e a Casa dos Jesuítas.DICA: Neste passeio você pode aproveitar para conhecer a Associação Cultural Tribo do Porto, situada no Bairro Porto de Trás, o mais antigo da cidade, considerado um Quilombo urbano por conservar uma população de descendentes dos primeiros escravos negros que desembarcaram na cidade.
Duração aprox.: 3 horas
PÔR DO SOL NA PONTA DO XARÉU
É um belo programa para um final de tarde, no qual muitas pessoas se encontram para apreciar, em um cenário único, o sol se esconder atrás da vegetação no horizonte do Rio de Contas. Com sorte, você ainda poderá ouvir alguém tocando um berimbau ou ver uma apresentação de capoeira. A Ponta do Xaréu é um mirante natural, localizado na ponta norte da Praia da Concha, com vistas para a orla da cidade, para a Praia da Concha, para a Praia do Pontal e para o Rio de Contas. Seu nome foi dado por antigos pescadores por ser um local apropriado para a pesca de um peixe que possui o mesmo nome, Xaréu.
ARVORISMO 
Localizado no caminho da trilha que vai para a Prainha, o Circuito é totalmente inserido na Mata Atlântica e tem belas paisagens vistas do alto das árvores. Por isso, é considerado por especialistas como um dos circuitos de Arvorismo mais belos do Brasil. Com 20 atividades, que variam de 2 a 50 m de altura, a aventura começa numa base de treinamento, onde você recebe instruções e equipamentos de segurança através de guias capacitados que também dão dicas de como fazer um circuito seguro e divertido e termina em uma tirolesa que passa sobre a Praia da Ribeira. Não deixe de curtir essa aventura nas alturas! Recomendamos o uso de calça ou bermuda, camisa ou camiseta e tênis ou sandálias fixas. A altura mínima exigida é de 1,30m.
Nível de dificuldade: moderado Duração aprox : 2h e 30 min. 
CIRCUITO DE TIROLESAS 
Para quem gosta de aventura e emoção, o Circuito de Tirolesas é uma ótima opção. Com 650m de pura adrenalina, é composto por 3 grandes tirolesas, sendo a 1ª. de 200m, a 2ª. de 170m e a 3ª., maior delas, de 280 m de comprimento, 40 metros de altura e um belíssimo visual passando por cima da Praia da Ribeira! Recomendamos o uso de calça ou bermuda, camisa ou camiseta, tênis ou sandálias fixas. A altura mínima exigida é de 1,30m.
Horários: 9h às 16h Nível de dificuldade: Fácil Duração aprox.: 40 min.
RAFTING NO RIO DE CONTAS 
O Rafting é realizado no Rio de Contas, em corredeiras de níveis III e IV. As descidas são guiadas por instrutores capacitados e praticadas em botes que levam entre cinco e dez pessoas munidas de equipamentos básicos de segurança. A aventura começa em um veículo 4x4 partindo de Itacaré em direção a Taboquinhas, distrito localizado a 28 km de Itacaré, por estrada de terra. Chegando na Base de Treinamento, guias capacitados dão as instruções técnicas e as dicas de como fazer uma descida segura e divertida. A descida ocorre com muita diversão, emoção e adrenalina! Após a descida do Rafting, você ainda pode descer numa Tirolesa e fazer Rapel na Cachoeira da Noré. Recomendamos o uso de roupas confortáveis, tênis ou sandálias fixas e levar toalha e roupa seca para trocar.
Nível de dificuldade: Moderado Duração aprox.: 1h e 30 min.
RAPEL NA CACHOEIRA DA NORÉ 
Logo após a descida do Rafting, você pode fazer outra aventura, o Rapel! Realizado na Cachoeira da Noré, onde você toma um banho refrescante de água fria e muita adrenalina enquanto desce os 18m de altura da cachoeira, sendo negativos os últimos 10m de descida.
Nível de dificuldade: Moderado Duração aprox.: 1 hora
INTERATIVIDADE ITACARÉ 
A especialidade do Interatividade Itacaré é a vida a ar livre. Oferece uma estrutura única de atividades de aventura, treinamentos corporativos, programas pedagógicos, relaxamento, entretenimento e eventos, sempre em contato com a natureza. As opções são inúmeras, faça uma trilha até a cachoeira das bromélias, divirta-se na ponte tibetana, brinque nos caiaques ou aventure-se no cabo aéreo ou na tirolesa. Além disso, você pode almoçar no restaurante ou hospedar-se em nosso acampamento.
A NOITE DE ITACARÉ.
Depois de um dia inteiro cheio de emoção e adrenalina, você ainda tem opções de passeios à noite como: sair para jantar e passear olhando as vitrines do comércio na rua Pituba, sentar num bar para ouvir música ao vivo ou ainda dançar na areia da praia até o dia clarear! A noite começa cedo, por volta das 21h nos pontos mais frequentados de Itacaré que ficam nas principais ruas da cidade: Lodônio Almeida e Pituba, onde há diversas opções de bares e restaurantes que são os pontos de encontro da pré-balada. A noite de Itacaré mistura todas as tribos musicais: forró, reggae, rock... e, só esquenta mesmo depois da meia noite, quando os bares costumam ficar lotados de turistas e moradores dançando os vários ritmos. Aí, o agito segue para as baladas ou para as festas na praia. As baladas podem atravessar a madrugada, mas a maioria fecha mais cedo, pois com tanto o que fazer durante o dia, nada melhor que uma boa noite de sono para recuperar a energia para fazer a caminhada do dia seguinte. A cada temporada abrem e fecham muitas baladas, mas tem algumas que permanecem e já são tradição nas noites de Itacaré.Fonte: Itacareguia.com.br

 
Design by Fagner Queiroz " Mil Cairão ao Teu Lado e Dez Mil à Tua Direita, Mas Tu Não Serás Atingido !!" | Todos os Direitos são Reservados: Comunika - Sites e Blogs | Contatos: (73)9999-0070